SOLUÇÃOOutsourcing – Gestão da Infraestrutura de Tecnologia da Informação

Histórico da Empresa

Criada em 1964, a Ekipar Acessórios é uma empresa especializada em comércio de som e equipamentos para automóveis e assistência técnica. A partir de 1990, com a ampliação da loja e a abertura de novas filiais, a empresa tornou-se líder no mercado de acessórios para autos. Para atender a grande demanda ampliou-se o espaço físico da empresa, o número de funcionários e conseqüentemente o faturamento. Atualmente são 6 lojas em Belo Horizonte e região metropolitana que reforçam o posicionamento da empresa no segmento.

Necessidade do Cliente

Encontrar no mercado parceiros de tecnologia capacitados a diagnosticar corretamente a deficiência da infra-estrutura de TI, além de buscar soluções eficazes com foco ao Core Business (negócio da empresa), otimizando toda a estrutura do ambiente existente;

Estabelecimento de um contrato de gerenciamento e administração de rede com 9 servidores e aproximadamente 50 computadores.

Cenário Anterior

  • Cabeamento físico da rede precário;
  • Instabilidade de comunicação de rede entre matriz e filiais;
  • Dificuldades de impressão de documentos através da rede;
  • Descentralização de Serviços de Rede, Estrutura de Arquivos e Gerenciamento da Infra-estrutura;
  • Inexistência de Políticas de Segurança (GPO, TS, controle de usuários e permissões);
  • Falta de padronização de nomenclaturas para Usuários, Impressoras, Compartilhamentos, Identificação das maquinas na rede;
  • Hardwares e softwares desatualizados;
  • Modelo inadequado de Arquitetura dos Servidores na plataforma Microsoft;
  • Falta de solução de anti-vírus corporativo e ausência de rotina de Backup;
  • Inexistência de Acordos de Níveis de Serviço (SLA’s) com fornecedores;

Solução Tradeoff Tecnologia

  • Projeto e Execução de Cabeamento Estruturado;
  • Investimento na solução de Print Server e Impressora IP, aumentando o desempenho e reduzindo em 95% as falhas de impressão;
  • Reestruturação dos serviços e servidores de rede, com a implementação de um Servidor de Domain Controller, um Servidor de Banco de Dados com Microsoft SQL Server 2000 e um Servidor de File Server e Terminal Server na plataforma Microsoft Windows 2003 Server;
  • Padronização dos itens de configuração;
  • Investimento na solução de Gateway de Internet/VPN em Linux em parceria com a Strema Tecnologia;
  • Estabelecimento de Acordos de Níveis de Serviços (SLA’s);
  • Implantação de Políticas de Segurança (GPO, TS, controle de usuários e permissões);
  • Investimento na solução de antivírus corporativo da Trend Micro e criação de rotinas de Backup;

Benefícios

  • Aumento de velocidade, produtividade e disponibilidade;
  • Melhoria na qualidade dos serviços;
  • Metodologia e know-how baseados em padrão de mercado;
  • A Ekipar pode concentrar-se no seu "Core Business";
  • Operação suportada pelo modelo ITIL;
  • Service Desk;
  • Gerência de equipamentos, usuários e Inventário;